Tim Maia




















TIM MAIA - Racional Vol1
SEROMA - 0003
Soul - Funk - 1975


Faixas:
Lado A
01 - Imunização Racional (Que Beleza)
02 - Rational Culture

Lado B
03 - Bom Senso
04 - Universo Em Desencanto


Quinto álbum de estúdio de Tim Maia. 
Lançado em 1975 pelo selo Seroma (pertencente ao próprio Tim), Racional ficou marcado pelas letras de devoção à Cultura Racional — seita filosófico, religiosa com a qual Tim se envolvera na época e pela sonoridade que remeteu a nomes do soul e do funk norte-americano, como Barry White, Marvin Gaye e George Clinton.[
Apesar do desgosto do próprio Tim Maia em relação ao álbum, Racional é tido como um dos melhores momentos da carreira do cantor, com os discos originais remanescentes tornando-se itens raros e de valor elevado. A revista norte-americana Rolling Stone, em sua lista dos 100 maiores discos da música brasileira, listou o álbum na 17ª posição. O relançamento do disco divide opiniões, o cantor e compositor Hyldon, antigo parceiro de Tim Maia, acredita que o relançamento é um desrespeito a memória do amigo, já que o disco foi um fracasso e renegado pelo mesmo em vida. 
Paulinho Guitarra, que participou das gravações do disco, afirmou que as bases foram gravadas no final de 1974, mas a adesão de Tim à Cultura Racional fez com que o cantor mudasse as letras e os títulos das músicas. Essa conversão representou uma mudança significativa na conturbada vida pessoal do cantor, que parou de beber e usar drogas, algo que refletiu direta e positivamente na qualidade da sua reconhecidamente poderosa voz. Seu desencanto com a Cultura Racional, entretanto, fez com que Tim tirasse o álbum de circulação, tornando Racional um disco raro, até seu relançamento em CD pela Trama, em 2006. 
Tim Maia preparou durante um ano o material para um novo trabalho, e quando julgou terminado apresentou à gravadora Philips. Obteve a resposta de que deveria refazer o disco e voltar com uma outra proposta. O comportamento temperamental fez com que o cantor rompesse o contrato com a gravadora Phillips, e fundasse seu próprio selo, Seroma (que é uma sigla para Sebastião Rodrigues Maia, seu nome de batismo). A confecção do disco Racional está diretamente ligada à Cultura Racional, da qual havia se tornado um adepto. As letras encontradas no álbum fazem defesa e divulgação da obra o Universo em Desencanto (Cultura Racional), e traz também uma exaltação ao escritor, Manuel Jacinto Coelho na faixa "O Grão Mestre Varonil".  Após o lançamento do álbum, Tim Maia passou um bom tempo divulgando o livro Universo em Desencanto, inclusive enviou o livro para James Brown, Curtis Mayfield e John Lennon.

Nenhum comentário: